"Rute, a moabita, disse a Noemi:"Vou recolher espigas no campo daquele que me permitir."
"Vá, minha filha", respondeu-lhe Noemi. Então ela foi e começou a recolher espigas atrás dos ceifeiros. Casualmente entrou justo na parte da plantação que pertencia a Boaz, que era do clã de Elimeleque.
Naquele exato momento, Boaz chegou de Belém e saudou os ceifeiros: "O Senhor esteja com vocês! Eles responderam: "O Senhor te abençoe!" Boaz perguntou ao capataz dos ceifeiros: a quem pertence aquela moça? O capataz respondeu: "É uma moabita que voltou de Moabe com Noemi. Ela me pediu que a deixasse recolher e juntar espigas entre os feixes após os ceifeiros. Ela chegou cedo e está de pé até agora. Só sentou-se um pouco no abrigo". Disse então Boaz a Rute: "Ouça bem, minha filha, não vá colher noutra lavoura, nem se afaste daqui. Fique com minhas servas. Preste atenção onde os homens estão ceifando, e vá atrás das moças que vão colher. Darei ordem aos rapazes para que não toquem em você. Quando tiver sede, beba da água dos potes que os rapazes encheram"."
O Antigo Testamento é uma símbolo, um tipo que trata da vinda de Jesus e do Espírito Santo. É a própria simbologia do Espírito Santo. Quando aprendemos a ler a bíblia dentro da bíblia, este Espírito se revela nas entrelinhas das histórias ocorridas naquele tempo.
O livro de Rute é bem pequenino mas muito precioso nesta simbologia. É uma história linda, ainda que literal, de uma nora (Rute) que não abandona sua sogra (Noemi) mesmo depois de perder o seu esposo na guerra, mesmo sua sogra insistindo para que ela voltasse para seus pais. Rute suplica para que a sogra não a peça para deixá-la, nem que insistisse que a abandonasse, pois onde uma iria, iria a outra, e o Deus que a sogra servisse, Rute serviria. Traz lições preciosíssimas no seu sentido literal, no que diz respeito à obediência, dedicação, desprendimento e amor. Como recompensa a tamanha fidelidade, Rute se casa com um parente de Noemi, Boaz, e esta tem todas as dívidas da família pagas por conta desta união, tendo Rute ainda a presenteado com um filho, que a fez muito feliz. Rute conquista Boaz por causa de sua dedicação à sogra, e empenho em trabalhar para ajudá-la. Rute se arrisca para ir ao encontro de Boaz no campo de trigo no meio da noite, pois é instruída por sua sogra a fazê-lo. Ela pede para Rute se perfumar e colocar sua melhor roupa e se deitar aos pés de Boaz durante a noite, pois no amanhecer ele saberia o que fazer com todas as dívidas que a família tinha.
Certa noite este livro saltou de dentro da Bíblia para a minha vida. Precisamente o capítulo 2. Os tipos tratados neste livro são: O Senhor (representado por Boaz), Rute (eu, nós em nossa caminhada de fé), Noemi (o Espírito Santo), o campo de trigo é nossa alma, as sementes de trigo que são debulhadas e jogadas ao chão para serem recolhidas, são nossas fraquezas que precisam ser arrancadas de nossa alma, a fonte de águas que Boaz oferece a Rute é o próprio Jesus.
Rute, com muita obediência e respeito, decide ir ao campo para recolher espigas, o faz, com o consentimento de sua sogra. Quando decidimos entrar na vida no Espírito, o Espírito Santo consente conosco e nos autoriza a iniciar esta caminhada. Rute queria mudar aquela situação, queria mudar a situação de sua vida, eram dívidas e mais dívidas se acumulando, todos os recursos que elas já haviam tentado não haviam conseguido pagar. Elas precisavam urgentemente de um resgatador, de um remidor para aquelas dívidas. Ela sai em busca de um campo, sai em busca de uma solução que ainda não havia buscado, em lugares que não havia buscado, em campos que não havia buscado.
A minha caminhada se iniciou com uma palavra que me lembro bem de ter ouvido, que foi: "você não está conseguindo conquistar o que quer neste nível que você está, porque o que você quer não está aí, está acima. Busque (Pr Eber Rodrigues)". O que eu queria não estava no campo que eu estava procurando, não estava no campo da alma, não estava nos campos que eu procurei. Não encontrei e isso precisava com urgência ser resolvido. Uma grande reviravolta já estava preparada para acontecer na minha vida.
Rute sai para os campos e "por acaso" entra no campo de Boaz. Este acaso é acaso aos nossos olhos, mas o campo já estava preparado para a chegada de Rute. Todas as coisas que ela já havia feito na vida a fizeram entrar naquele campo. Tudo que ela fez, todas as suas tentativas a levaram para dentro daquele campo. Ela estava determinada, havia recebido uma palavra de sua sogra, estava disposta a desbravar aquele campo até que o seu dono a notasse e por ela pudesse fazer alguma coisa.
No início, estamos determinados, eu estou determinada, estamos incansáveis, buscamos, andamos, não paramos para descansar, nos trancamos no quarto, procuramos, oramos em línguas hora após hora. Eu havia achado o campo, havia achado o tesouro que procurava há tanto tempo, o jardim fechado, secreto, o lugar de intimidade com Ele. A única coisa que quero é desbravar esse campo, é debulhar as sementes de trigo, as sementes da minha alma, é conquistá-la para Ele.
Rute trabalhava muito no campo, de sol a sol. Posso imaginar suas mãos calejadas de tanto debulhar trigo, pois é cansativo no começo. Não vemos o resultado rápido, mas bem rápido o dono do campo já a percebeu e já notou o seu esforço.
Ele notou o esforço dela!! Ele notou o meu esforço! Ele é lindo, maravilhoso, poderoso e fiel. De cara já liberou uma palavra. A primeira coisa que Ele fez foi pedir para ela não sair mais do campo, porque lá ela estaria protegida, amparada, saciada. A primeira palavra dele foi pedir pra ela descansar, que ali naquele campo ela tinha água e comida e que ninguém a incomodaria, que Ele protegeria ela. Que maravilha poder entrar neste campo meu Deus!! Que maravilha!
Entrei no campo da minha alma, com a garantia que a única coisa que precisaria fazer seria debulhar as sementes, seria batalhar pela minha alma, que o restante Ele me supriria e que não deixaria ninguém me incomodar. Como foi e é maravilhoso ver cada palavra se cumprindo, simplesmente pelo fato de estar no campo d'Ele, no lugar de descanso junto d'Ele.
Rute é incansável, Rute batalha pela alma, Rute debulha as sementes, mas ela tem um dono de campo que é completamente louco por ela, que é completamente apaixonado por ela, ela o conquistou. Conquistou com sua determinação, dedicação e devoção. Ele já estava apaixonado por ela.
Ele é apaixonado por mim, e eu por Ele. Ele me quer de uma forma que ñ consigo compreender nem entender. Mas do campo não saio mais, pois estou protegida, amparada, escondida de todos os perigos, saciada com Sua fonte, que é eterna e que nunca falta...
Rute batalhou, Rute ansiou por encontrar com o dono do campo, e Ele a viu, a enxergou, a protegeu, a supriu, a amou, se tornou o seu resgatador, a tomou por esposa e frutificou em sua vida.
Esta é a promessa pra mim!!! Se eu continuar no campo, Ele vai me enxergar, me proteger, me suprir, me amar, ser o meu resgatador, vai me tomar por noiva e frutificar na minha vida!!!
Basta eu ir para os seus pés, com o meu melhor perfume, e ficar lá a noite inteira!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário