A decepção é uma das armadilhas mais poderosas que pode ser armada contra nós.
Quando nos decepcionamos com alguém, achamos que temos o direito de esperar algo de uma pessoa. E isso é fruto de soberba. A decepção é fruto de um coração que ainda não está corrigido e que não aprendeu a se humilhar. É muito sério, pois achamos que temos o direito de colocar expectativas em pessoas, nos faz pensar que as pessoas existem pra suprir alguma necessidade nossa, em que somente Ele pode suprir.
Então decepção por alguém é o mesmo que idolatria, e é pecado.
É idolatria porque quando nos decepcionamos com alguém, significa que na situação anterior à decepção, a pessoa ocupava um lugar, um trono em nossa vida, que ela não deveria ocupar. Nos decepcionamos quando colocamos a pessoa no lugar em que deveria ser de Deus.
Mas aí você pode me dizer que não há nada mais comum no homem do que se decepcionar continuamente com toda e qualquer coisa que o desagrade na vida. Aí te digo que é comum porque o homem está acostumado a deixar coisas e pessoas ocuparem o lugar de Deus no coração delas.
É um impacto muito grande deparar com esse tipo de coisa na alma, e a capacidade de nos decepcionar deve morrer junto com nosso eu, pois quando nos decepcionamos estamos emitindo juízo de valor sobre uma atitude de alguém que já foi perdoado. É soberba, falta de humildade e falta de se humilhar diante daqu'Ele que nos perdoa a cada respirar.
Jesus chamou Judas de amigo, mesmo sabendo que ele o trairia. Ele foi além do que uma decepção poderia causar. Judas, com sua traição, fez com que o propósito de Deus se cumprisse na terra. Jesus compreendeu que uma pessoa que faz com que o propósito de Deus se cumpra não poderia ser senão sua melhor amiga.
É esse o nosso modelo. Quando algo vem pra ferir e pra nos decepcionar, significa que um trono precisa ser desfeito pra que Ele reine em nossa vida. E a pessoa que causou isso, mesmo que tenha causado grande dor, advinda de uma grande expectativa, está realizando um papel de grande amiga de nossa vida, pois o alerta dado com a frustração causada deve nos fazer nos achegar mais ao Pai, nos humilhar e a estabelecer, a cada dia, um trono de glória para Ele em nosso coração.
Se abrimos a boca para dizer que Ele é o único, Ele tem que ser o único. Não justifica. Nada é maior do que Ele em nossa vida, e Ele nunca nos decepciona, do contrário, nos ensina a colocar todas as nossas expectativas n'Ele. Aí não tem erro, não tem conversa... Não tem falha, só perfeição e propósito.
Se estamos nos decepcionamos muito, estamos nos humilhando pouco... Se estamos nos humilhando pouco, é porque não existe um trono estabelecido pra Jesus em nosso coração... E se esse trono não está estabelecido ainda, estamos em maus lençóis...
Não quero cair em armadilhas, quero me livrar delas... Hoje o último resquício de decepção que havia em minh'alma se desfez. Tentou dar seu último grito de misericórdia, mas perdeu todo o poder pois no meu coração e na minha vida, existe UM trono. E ele está ocupado pelo Amado da Minha Alma, só Ele...
Não se deixe enganar, se algo está te decepcionando, dê meia volta, e comece de novo, só não desista, não pare de se humilhar...

Nenhum comentário:
Postar um comentário